7 de outubro de 2010

Acabou a tabuada dos 3

À 7ª jornada o FC Porto perdeu os primeiros pontos no campeonato. Esse facto não implica que, no entanto, a equipa deixe de estar invicta, como foi anunciado em grande parte da imprensa, não sei se por lapso ou por se ter deixado levar pela euforia.

Apesar de um jogo menos bom, o FC Porto continua com uma vantagem fantástica para o grupo dos segundos classificados. Aliás, a equipa está tão bem que o facto de ter empatado serviu como notícia de abertura de noticiários. Uma coisa rara, portanto.

Este empate começou a ser desenhado ainda antes do jogo começar. É incompreensível como foi possível, ao abrigo das leis da FIFA, a federação romena ter impedido o Sapunaru de alinhar neste jogo. Eu que pensava que quem pagava aos jogadores eram os clubes... À primeira vista não era grande problema, mas o jogo veio revelar o contrário. Fucile esteve num daqueles dias em que o melhor era nem ter saído de casa e acabou expulso.

O importante foi o facto da equipa não ter desistido de ir atrás da vitória mesmo reduzida a 10 elementos, uma atitude que não posso deixar de aplaudir. A imagem deste post é alusiva a isso mesmo.

A equipa de arbitragem esteve um desastre durante os 90 minutos, o que levou a fortes criticas de André Villas-Boas. E até aqui estávamos sem sorte. É que, no meio de tantos lances dos quais tinha razão de queixa, foi logo referir o único em que a razão não estava seu lado. Felizmente teve a humildade de admitir que errou - nessa jogada em concreto -, mas manteve as restantes críticas à actuação de Carlos Xistra e seus auxiliares. Como a blogosfera é um mundo maravilhoso, deixo-vos aqui o trabalho do blog Mais Portista em relação a este tema: http://maisportista.blogspot.com/2010/10/mais-provas-do-roubo-de-guimaraes.html

No dia seguinte ao jogo, Rui Moreira abandonou os estúdios da RTP em directo por estar farto de ouvir a demagogia de António-Pedro Vasconcelos em relação às escutas do processo Apito Dourado. Em relação a este tema, e voltando à magia da blogosfera, fica aqui o link para o artigo do blog Porta19: http://porta19.blogspot.com/2010/10/rui-moreira-ou-nobre-arte-de-mandar-pro.html

Entretanto parece que o «Sr. Verdade Desportiva» voltou. Esse mesmo, o grande cómico Vieira. Este senhor classificou as declarações de Villas-Boas de ridículas e caricatas. A este senhor deixo apenas um vídeo de uma análise alternativa a alguns lances ocorridos esta época até à 5.ª jornada, uma vez que o senhor Vítor Pereira apenas teve tempo de analisar alguns lances.


Quanto aos comentadores da TVI nem vale a pena dizer nada. A vergonha/incompetência do costume.