10 de maio de 2012

Rui Santos, o pseudo-intelectual

Quem tem estômago para ler os artigos de opinião de Rui Santos no Record ou de ouvir os seus delírios no "Tempo Extra" da SIC Notícias, já sabe que a honestidade não é o ponto forte deste senhor.

O seu benfiquismo não assumido impede-o de ser isento nas suas opiniões. Isso não seria problema nenhum se ele o admitisse, mas ele próprio se considera uma pessoa isenta.

Hoje, no jornal Record, pode ler-se no artigo de Rui Santos que é um facto que as arbitragens provocaram danos a Sporting e Benfica na segunda volta do campeonato. E que exemplos dá ele para provar isso? Nenhum. Ou seja, temos de confiar na palavra dele.

Toda a gente viu o que se passou em Barcelos no Gil Vicente - FC Porto e toda a gente viu que o FC Porto venceu bem o Benfica na Luz e o Sporting no Dragão. É claro que as pessoas como o Rui Santos não conseguem ver para lá do óbvio e o golo do Maicon será sempre o único lance polémico do Benfica - FC Porto, ignorando assim os vários lances que o FC Porto se pode queixar. Já no jogo FC Porto -Sporting o árbitro expulsou bem dois jogadores do Sporting e assinalou correctamente uma grande-penalidade a favor do FC Porto. Conclusão: choro dos sportinguistas e um conveniente ombro amigo por parte dos benfiquistas.

Rui Santos vem agora com estas falas mansas tentar puxar os sportinguistas para o lados dos benfiquistas, numa espécie de irmandade contra o FC Porto, como nos bons velhos tempos.

9 de maio de 2012

Porque não te calas?


Quem costuma ir aos jogos do FC Porto no estádio do Dragão sabe que há uma grande parte dos adeptos que prefere trocar os habituais cânticos de apoio por assobios. Os adeptos que preferem aplaudir e/ou cantar, dando assim o seu apoio à equipa, chamam carinhosamente "pipoqueiros" aos assobiadores.

Parece que essas pessoas, os "pipoqueiros", agora têm uma maneira nova de dar os seus infelizes palpites. No passado dia 3 de maio, O FC Porto colocou na sua página oficial do Facebook uma imagem de Kléber que alguns infelizes decidiram usar para encher de insultos o brasileiro. Sem uma ponta de bom-senso, estas pessoas confundem a crítica com o insulto.

Toda a gente cresce com as críticas, mas o que estas pessoas que se dizem adeptas do FC Porto estão a fazer pode ser tudo menos críticas. O que não falta é quem apareça nos momentos de festa, não foi à toa que a maior enchente da época do Estádio do Dragão foi frente ao Sporting, depois do título conquistado. A crise não explica tudo.

7 de maio de 2012

Pré-campanha de Vieira já começou


Depois de ter estado em retiro espiritual no Brasil (as más línguas dizem que fugiu à contestação dos adeptos quando a confirmação do FC Porto como campeão se aproximava), Luís Filipe Vieira regressou em grande e já deu missões a todos os seus lacaios.

Como era de prever a campanha de Vieira não é mostrar um projecto sólido para o Benfica. O projecto de Vieira assenta em dois pressupostos: Denegrir a imagem do FC Porto e a utopia.

 As entrevistas nos órgãos oficiais do clube têm-se multiplicado. Desde as promessas de António Carraça por um Benfica a lutar pela Liga dos Campeões à BenficaTV, passando pela entrevista de Jorge Jesus ao jornal A Bola afirmando que não está disponível para treinar o FC Porto, acabando no pau-mandado número um - João Gabriel - a afirmar que a classificação da liga está viciada por causa dos erros de arbitragem.

Tudo isto é uma história já gasta nos últimos anos, mas parece resultar na grande maioria dos benfiquistas. Espero que os sócios do Benfica que subscrevem a ideologia de Luís Filipe Vieira tenham a disponibilidade de no próximo acto eleitoral votarem no mesmo. Que personagens como Jorge Jesus, António Carraça e João Gabriel se mantenham e se sirvam do Benfica durante muitos anos.

Passatempo - "Os Melhores 12 dos Últimos 12 Anos"


O dia 21 de Maior de 2012 foi o escolhido para dar início às votações que determinarão quem foram os jogadores e treinador favoritos da maioria dos portistas nos últimos 12 anos da nossa história. Aqui fica a lista dos nomeados:
Pode votar através do Facebook, basta "gostar" da página do SomosPorto.org (http://www.facebook.com/somosporto.org), mas para dar mais importância ao seu voto registe-se no fórum Somos Porto (http://www.somosporto.org/index.php?PHPSESSID=02ac0439678e2ee8086c72aee3fba690&action=register) onde cada voto valerá 3 pontos, enquanto no Facebook cada voto valerá apenas 1 ponto.

Visite http://www.somosporto.org/index.php?topic=1003.msg124777;topicseen#msg124777 para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida.

6 de maio de 2012

E o Sporting é o nosso grande humor...

Depois de ter sido campeão na jornada anterior, o FC Porto recebeu e venceu por 2-0 o Sporting CP. O resultado podia ter sido bem mais dilatado, não fosse a falta de calma dos jogadores portistas em frente da baliza. Já o Sporting teve apenas uma hipótese de golo iminente numa bola de Polga ao poste.

O que mais me deixou admirado foi a polémica em volta do árbitro, já que o sportinguistas voltaram ao seu papel de coitadinhos a queixarem-se da arbitragem. Depois da expulsão de Onyewu por acumulação de amarelos numa falta clara por trás sobre Hulk e um penalty numa falta evidente, a pés juntos e em zona frontal no limite da pequena-área, sobre James que resultou na expulsão do jogador do Sporting, hoje um pouco por toda a imprensa dá-se destaque às queixas dos sportinguistas para com a arbitragem.

É engraçado que o façam depois do árbitro ter perdoado um cartão amarelo a Carrillo logo aos 4 minutos por simulação grosseira, que lhe valeria a expulsão por acumulação de amarelos aos 17 minutos após entrada dura sobre Alex Sandro. O mesmo critério largo do árbitro não foi aplicado ao Fernando, que viu o segundo amarelo por acumulação de faltas num lance em que nem falta fez.

Na capa do nojento jornal A Bola pode ler-se que "os leões podem queixar-se do exagero disciplinar de Pedro Proença na expulsão direta de Polga e no primeiro amarelo a Onyewu". Toda a gente sabe por quem e para quem este jornal é escrito, por isso outra coisa não seria de esperar. Pode ser que um dia eles escrevam que desde que foi levantado o castigo a Hulk que nunca mais o FC Porto perdeu para o campeonato com o Incrível em campo.

As vitórias do FC Porto incomodam muita gente mas, como diz a sabedoria popular, os cães ladram e a caravana passa.