1 de junho de 2012

«Os Melhores 12 dos Últimos 12 Anos» - Defesa-Direito

Está a decorrer desde segunda-feira a votação para apurar o defesa-direito que mais se destacou ao serviço do FC Porto nos últimos 12 anos. Eis o nomeados:


Pode votar em SomosPorto.org ou em facebook.com/somosporto.org, mas lembre-se que no Facebook o seu voto vale apenas 1 ponto enquanto no fórum vale 3 pontos. Dê importância ao seu voto!

31 de maio de 2012

O misterioso agente da PSP

Grande parte do blogs pró-Benfica estão a partilhar um comentário feito por um alegado agente da PSP que estava de serviço no Dragão Caixa no já famoso jogo 5 da final do campeonato nacional de basquetebol. O comentário, feito em anonimato no blog Novo Geração Benfica, é o seguinte:
"Venho só dizer uma coisa....faço parte do corpo de intervenção que esteve no Dragão Caixa no jogo em questão, vou deixar aqui detalhes do que realmente se passou, se quiserem fazer isto publico estão à vontade, irão ter a confirmação disto tudo dentro de dias, no nosso relatório.Posto isto:
-O jogo foi por si bastante quentinho, por algumas vezes tivemos de intervir junto de adeptos por arremessos de objectos perigosos para a integridade de todos os atletas, uma vez que em movimento dificilmente acertas no alvo pretendido,os jogadores do banco foram os mais protegidos, mas também os mais massacrados;
-No término da partida, os festejos dos jogadores do benfica, foram contidos, havendo aquela situação entre o Atleta Nuno Marçal e o treinador Carlos lisboa;
-Após este incidente os adeptos começaram arremessar todo tipo de objectos para dentro campo, de seguida o atleta Nuno Marçal dirigiu-se À claque SD nos seguintes modos:
"Vocês vão deixar que eles festejem??Façam qualquer coisa, partam-nos todos..."
Ainda com os ânimos mais exaltados, tivemos de recorrer À força fisica e colocar em sentido alguns espectadores;
-Após carga policial, muitos de eles resolveram ir buscar paralelos, sim leram bem, paralelos ,para agredir o nosso corpo, como estávamos junto de outro publico, essas pedras caíram junto do mesmo abrindo cabeças de mulheres e ferindo até crianças; depois o Sr. Presidente da instituições vem dizer que fomos nós que batemos em crianças e em mulheres, quando são eles próprios a agredir as próprias mulheres e filhos;
-Para terminar, o jogador Rolando, defesa da equipa de futebol, estando presente no pavilhão ao terminar o encontro, foi abordado por um grupo de adeptos, dando-lhe um excerto de porrada desde a saída do pavilhão,até à sua viatura.
Poderão em breve confirmar isto tudo, mas disto ninguém feio falar o presidente e a sad desta instituição..."
Uma vez mais estas pessoas preferem viver no mundo da fantasia. A pessoa que inventou esta fantástica fábula não é infalível. Apesar da história estar bastante engraçada, o autor poderia ter-se dado ao trabalho de pesquisar o nome de um outro jogador do FC Porto para fazer o apelo aos Super Dragões, ao invés preferiu usar o único que viu falar na televisão. Já para não falar no detalhe que não há nenhuma imagem de nenhum órgão da comunicação social a provar o que ele disse durante toda a narração, nem tão pouco houve relatos de feridos nesse jogo.

Estas pessoas têm um ódio ao FC Porto tão grande que tudo o que for dito de mal sobre este é prontamente aceite sem se darem ao trabalho de verificar a sua veracidade. Todos os que partilharam este texto foi, em primeiro lugar porque são estúpidos e, porque apenas querem denegrir a imagem do FC Porto. Todos os benfiquistas que o partilharam nos seus blogs mesmo sabendo que não era verdade além de estúpidos são desonestos. Acredito que seja este o caso de todos eles.

29 de maio de 2012

Uma excelente notícia com o nome de FC Porto B

Acabou a especulação, o FC Porto inscreveu mesmo uma equipa B para a próxima edição da Liga de Honra. Depois do grande fracasso que foi o projecto «Visão 611» - que tinha como objectivo colocar jogadores da formação a jogar pela equipa principal -, surge de novo elo perdido entre a formação e o plantel principal.

As equipas B têm algumas regras diferentes em relação às outras equipas que competem na Liga de Honra. Embora possam ganhar o campeonato estão impedidas de subir, mas em caso de ficarem em zona de despromoção na tabela classificativa descem de divisão. Ainda há o facto de serem despromovidas automaticamente caso a equipa principal desça de divisão, pois equipa A e B não podem disputar o mesmo escalão. Mas para mim a regra mais importante é a do limite de idade, uma vez que as equipas B apenas podem convocar no máximo três jogadores com idade superior a 23 anos para cada jogo. Assim sendo, obriga as equipas a apostar na juventude e ao mesmo tempo não impede que um ou outro jogador da equipa principal jogue pela equipa B para recuperar ou não perder o ritmo competitivo. Dito isto, escusado será dizer que qualquer atleta que esteja inscrito pela equipa A pode jogar pela equipa B e vice-versa.

O FC Porto tem agora uma oportunidade de potenciar os seus talentos sem ter de recorrer a empréstimos sucessivos. Nos últimos anos vimos sair jogadores como Paulo Machado e Vieirinha, que poderiam ter-se afirmado caso a equipa B não tivesse sido extinta em 2006.

Embora seja tarde demais para alguns, neste momento a equipa B pode apressar a inclusão de jogadores como Sérgio Oliveira, Iturbe, Kelvin e Atsu, entre muitos outros, na equipa principal do FC Porto.

Agora só nos resta aguardar por notícias quanto à formação do plantel, equipa técnica e o local onde a equipa trabalhará e realizará os jogos. Isto com a certeza que a equipa B será uma realidade já em 2012/2013.

28 de maio de 2012

Ignorância sem fim

Confesso que estive indeciso quanto ao título deste post. A primeira versão do mesmo foi "Um clube de burros", mas embora a esmagadora maioria o seja, desde os dirigentes ao mais comum dos adeptos, há no Benfica pessoas que merecem respeito. O que não é o caso do anónimo que comentou o post anterior, o Carlos Lisboa e os que escreveram o seguinte comunicado:
«Enganam alguns, algum tempo
A genética efectivamente define o carácter das pessoas. Mostrou ontem [dia 24] o Porto Canal a prova irrefutável que justificou toda a violência no Caixa Dragão. As “bárbaras” provocações de Carlos Lisboa foram exibidas e repetidas até à exaustão. Os restantes canais foram atrás, e reproduziram as “irrefutáveis” provas que as virgens ofendidas decidiram exibir, alguns com direito a lupa e ampliação. Esqueceram-se os responsáveis do Porto Canal de dizer uma coisa básica: que misturaram imagens do segundo jogo da Fase Final com imagens do quinto encontro. Imagens em que Carlos Lisboa reage ao maior provocador de todos, o treinador adjunto do FC Porto, com imagens dos festejos do título.

Mas a “provocação” do segundo jogo não deu em nada, o jogo acabou sem violência e sem reparo. Já a provocação do quinto jogo, essa sim é inadmissível de aceitar, porque afinal de contas representava a perda do título nacional. Esta é que foi a maior provocação de todas.

O mais incrível é que ninguém questionou ver nas imagens – supostamente do mesmo jogo – árbitros diferentes. Efectivamente quando não se sabe ser sério não se consegue jogar limpo em nada. Uma questão de genética.»
Este comunicado tinha como objectivo descredibilizar o FC Porto e o Porto Canal, mas apenas conseguiu ridicularizar o Benfica e confirmar o que as provocações não foram só neste jogo.

De facto foi uma tirada de mestre dizer num comunicado oficial que as imagens eram de dois jogos diferentes, como quem comunicava uma coisa extraordinária, quando no próprio vídeo o Nuno Marçal refere que se tratam de situações de dois jogos diferentes. Para que não restem dúvidas basta ouvir a partir de 1:32, onde ele diz "recordo outro acto, no jogo 2":


Ou seja, a tentativa do Benfica de mudar o assunto das conversas com a história das imagens manipuladas, foi apenas mais um episódio anedótico para o clube encarnado.