18 de outubro de 2014

Realização à moda da Sporttv


Este foi o único lance de (possível) fora-de-jogo de todo o FC Porto - Sporting em que o realizador da transmissão entendeu que não era oportuno a colocação da já habitual linha amarela. Como é possível verificar na imagem (com a ajuda do corte da relva), Adrián encontrava-se em linha com o penúltimo defensor do Sporting e, por isso, viu o fiscal de linha (que até está bem colocado) invalidar-lhe de forma ilegítima um lance em que ficou só com Rui Patrício pela frente. Já no Sporting-Porto a contar para o campeonato ficou no ar um cheirinho "caseiro" na forma como as diversas repetições foram tratadas - já para não falar nos comentadores... Será que a Sporttv está com medo que também o Sporting decida passar a transmitir os jogos caseiros no canal próprio à imagem do que fez o Benfica? Existe a intenção de tentar disfarçar os erros que beneficiam o Sporting, ou haverá outra justificação para a forma como este canal tem lidado com as transmissões da equipa de Alvalade?

Isto tem de acabar!








Estão aqui sete dos oito golos sofridos pelo FC Porto em jogos oficiais na presente época. Todos eles era facilmente evitáveis, bastava para isso que os jogadores não tivessem decidido complicar o que se resolvia com um pontapé para a frente. Sou um defensor de que uma boa equipa deve saber sair com a bola controlada, mas há limites para tudo. Estas parvoíces já custaram 4 pontos no campeonato, 2 pontos na Liga dos Campeões e uma eliminação precoce na Taça de Portugal. Basta.

17 de outubro de 2014

FC Porto com tratamento especial

Desde que o sorteio ditou um FC Porto - Sporting na Taça de Portugal que se tem assistido por parte da grande maioria da comunicação social uma campanha de moralização da equipa lisboeta. O ponto alto dessa campanha chegou ontem na capa do Record, onde a manchete dava-nos conta do facto de Slimani estar de pé quente por ter marcado ao serviço da selecção argelina. À direita, de forma mais bem discreta, é dada a informação de que também Brahimi marcou um golo ao serviço da selecção que, por acaso, até é a mesma de Slimani. Ou seja, poucos dias antes de se defrontarem ao serviço dos respectivos clubes, Brahimi e Slimani marcaram no mesmo jogo enquanto representavam a mesma selecção, mas só um deles é que tem o "pé quente". São exemplo como este que deixam à vista que para a direcção deste jornal o que importa é o FC Porto não ganhar.

Mas o Record não é caso único. Tem sido moda há uns anos a esta parte dizer e escrever que o Sporting, na condição de visitado, não perde um clássico com os Dragões desde 5 de Outubro de 2008. A história repete-se a cada visita do FC Porto a Alvalade. No entanto, não tenho memória de ler ou ouvir algo em relação à última vitória leonina no Dragão. Tal acontecimento foi a 17 de Março de 2007, jogava ainda o João Moutinho no Sporting e o jogo foi arbitrado por Pedro Henriques. Outra curiosidade foi o facto do único golo do jogo surgir na marcação de um livre directo inventado. Mesmo para um empate é preciso recuar até 28 de Fevereiro de 2009. Mas tudo isto são curiosidades que não interessam aos meios de comunicação nacionais. Como li no Portistas de Bancada, notícia é o FC Porto não ganhar em Alvalade desde 2008.

Na última recepção ao Sporting, o FC Porto conseguiu vencer por 3-1 com golos de Josué, Danilo e Lucho. Algo semelhante para amanhã seria agradável.