28 de novembro de 2014

O mês mais importante de todos

Confirmado que está o afastamento do Benfica das provas organizadas pela UEFA, o mês de Dezembro ganha agora especial importância para o FC Porto pelo simples facto de ser aí, provavelmente no dia 13 ou 14, em que se disputa o clássico entre ambas as equipas no Dragão. Além disso, será das ultimas ocasiões em que os encarnados terão jornadas do campeonato com jogos para outras competições pelo meio (Leverkusen para a Champions e Braga para a Taça de Portugal). Já toda a gente percebeu que o Benfica não tem soluções no banco para posições-chave e, muito por isso, Jorge Jesus não terá problema em jogar a Taça da Liga com jogadores de segunda linha e arriscar uma possível eliminação sob a bandeira "era isto ou o campeonato".

Olhando a isto, torna-se importante vencer o clássico para alcançar o Benfica o quanto antes, não deixando a ferida da eliminação das provas europeias fechar. Sabemos de antemão que será difícil não só pela valia do adversário mas também pela amostra das arbitragens com que as águias foram brindadas (e não havia verbo melhor para dizer isto) até agora. O adepto que escreveu a mensagem da imagem presente neste post tentava apenas dar uma bicada no Sporting, mas nunca imaginou estar a dizer uma verdade tão grande. Resta saber se foi mesmo preciso subornar alguém ou se as equipas de arbitragem o fazem apenas por amor à causa.

De qualquer das formas, sabemos que o rei vai nu e que apenas por "sorte" o Benfica ocupa a primeira posição. O FC Porto não tem deslumbrado, mas já mostrou capacidade para mais e, ao contrário do maior rival, passou com distinção no teste do algodão da Liga dos Campeões. No entanto, reforço a importância de vencer o clássico porque uma derrota portista pode ser fatal. Não só porque a diferença pontual aumenta, mas fundamentalmente porque os encarnados ficarão a jogar praticamente apenas para uma prova que parece programada para ser vencida por eles custe o que custar.